SAMBA DO SEU ZÉ É ENERGIA PURA EM TAUBATÉ

SAMBA DO SEU ZÉ É ENERGIA PURA EM TAUBATÉ

Final de tarde, último domingo de agosto de 2016.

Nossa reportagem “ancora” o barco de trabalho em um local repleto de criatividade e percepção espaço-temporal.

Muitas das peças usadas na programação visual do ambiente talvez nem sejam do conhecimento histórico de parte do público frequentador do Jardim Cultural.

De fachada simples, discreta mesmo, banhado pela sombra de gentil vegetação, o endereço da Rua Domingues Ribas, 345, começa a receber público a partir das 18h00.

O visitante de primeira viagem fica um tanto quanto encabulado com tanta coisa: balanças velhas, luminárias antigas, torneiras, lustres, aparelhos de som, esquadrias de janelas, sofás antigos, ventiladores sem função, escadas (ainda usáveis mas componentes do cenário), engradados de madeira, vidros contendo algo parecido com sal grosso, parabólica transformada em ombrelonne, relógio de ponto mais do que antigo... A relação é enorme, praticamente infinita, pois o proprietário sempre encontrará utilidade para algum objeto que não sirva mais para outras pessoas.

Trata-se do Jardim Cultural, concorrido ponto de encontro para todos quantos apreciam a boa música brasileira, principalmente o samba de mesa, os partidos altos, coisas que não tocam nas rádios mas têm qualidade grau dez. Para isso, o palco mesa é ocupado por gente que entende do riscado, como é o caso do Samba do Seu Zé.

SAMBA DO SEU ZÉ É ENERGIA PURA EM TAUBATÉ

Binhão (cuíca), Fabiano (Pandeiro e voz), Armando (violão de 7), Ricardo (cavaco-banjo e voz), Tiago (cavaco), Pi (surdo), Lucas (rebolo). Parte do "Seu Zé".

Este é um projeto encabeçado por um grupo de dedicados e exímios sambistas da Região.

“Essa é a nossa raiz”, explica Fabiano Magalhães, um dos pandeiristas e vocalistas do grupo.

Segundo Magalhães, o Samba do Seu Zé nasceu do encontro de objetivos de todos os seus componentes. Afinidade religiosa é um dos fatores de união. A maioria dos músicos tem seu credo firmado na Umbanda Sagrada e todos são componentes de outros conceituados grupos de samba.

SAMBA DO SEU ZÉ É ENERGIA PURA EM TAUBATÉ

Acima, à esquerda, Nick (repique de mão); à direita, Magrão (pandeiro e voz), outros do Seu Zé. Abaixo, em todo início de show, respeitosa homenagem ao Seu Zé Pelintra.

“A gente precisava de um nome para o projeto. Precisava ser samba de malandro e o Ricardo (compositor, cantor e cavaco-banjo) definiu: “Samba do Seu Zé, que é malandro”, comenta Fabiano.

O repertório do Samba do Seu Zé já é famoso, aplaudido e cantado pelos frequentadores do Jardim Cultural. Há cinco meses essa turma faz o domingo ficar mais musical e com boas energias lá pelas bandas da Chácara do Visconde, em Taubaté.

E o “Seu Zé” tem ideias de promover, inclusive, aulas para iniciação ao samba, conforme afirma Ricardo. “Seu Zé é um movimento cultural de preservação da história do samba. O samba nasceu dentro dos terreiros de Candomblé, de Umbanda, religiões afro e a gente busca preservar essas raízes”, justifica.

O Jardim Cultural é diferente. Pelo tanto de coisas comuns, difere em muito no atendimento, no uso comedido da tecnologia, nas práticas do bem viver, promovendo bons hábitos preservacionistas e congregando, principalmente, público adulto, responsável e de diversas idades.

Grande parte dos que buscam se divertir no Jardim é formada por jovens casais, grupos de jovens amigos. Sem que, com isso, os mais experientes em idade não venham a ocupar o mesmo espaço, curtir as mesmas músicas e merecer atendimento identico.

Afinal, a identidade de todos é uma só: bom gosto e discernimento no referente a música e local de lazer.

Samba do Seu Zé, no Jardim Cultural, em Taubaté.

Vale a pena investir em qualidade de vida.

 

A reportagem do Canal39 agradece a carinhosa recepção por parte do Samba do Seu Zé e dos funcionários do Jardim Cultural.

De repente, não muito distante, mais pessoas serão clicadas pelas nossas lentes.

(Texto: Marcos Ivan / Fotos: Edna Maischberger e Marcos Ivan, Canal39)

 

CLIQUE PARA VER FOTOS CLICADAS NO JARDIM CULTURAL, SHOW DO SAMBA DO SEU ZÉ.

 

 

Olá, deixe seu comentário para SAMBA DO SEU ZÉ É ENERGIA PURA EM TAUBATÉ

Enviando Comentário Fechar :/