GUIA DE TURISMO INAUGURA DIVINA ROÇA EM GUARATINGUETÁ

GUIA DE TURISMO INAUGURA DIVINA ROÇA EM GUARATINGUETÁ

Imagine um daqueles finais de semana quando você precisa se ocupar com um belo presente para valorizar sua qualidade de vida, junto com a família e amigos.

Muita gente comenta, durante a semana, querer um tempo de lazer sadio, com novidades, sem precisar dirigir o próprio automóvel, só para realmente curtir a família, em toda sua essência e contemplar os mais incríveis e belos cenário que a Mãe Natureza nos mostra, no cotidiano, e às vezes nos passa despercebido. Afinal, a velocidade do mundo moderno não nos deixa contemplar o belo. Apenas nos permite lutar para conquistar espaços, oportunidades, sustento.

Na verdade, o tempo de correr, lutar, conquistar e vencer precisa de um tempo nosso para recompormos nossas energias, estabilizarmos nossas emoções mais positivas e dividir tempo bom com parentes e amigos na soma de bem estar, qualidade de vida.

Sempre existirá alguém a se perguntar sobre o que deve existir de interessante no topo de uma montanha. Não vale a pena só se perguntar, preciso é ir e viver agradáveis surpresas.

Divina Roça

Especializada em planejar soluções para oferecer tempo de dar significado aos momentos de lazer para quem aprecia não ficar parado no tempo, Tereza Linhares, Guia de Turismo Regional, Nacional e América do Sul inaugurou, no domingo (15) o espetacular roteiro Divina Roça.

Foco é a indispensável ferramenta para qualquer profisisonal do ramo de Turismo.

Tereza focou sua pesquisa e obteve pleno sucesso ao desenvolver o Divina Roça como a mais nova receita de passeio em Guaratinguetá, Estância Turística da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

O primeiro passeio do formato Divina Roça foi realizado num Famtur, reunindo profissionais de operadoras de turismo, autoridades de Guaratinguetá, membros da AGCTUR, Associação dos Guias Cadastrados no Turismo Religioso, convidados regionais e da Capital.

A reportagem do Canal39 participou do grupo, a convite de Tereza Linhares.

Arroz Preto no café

Partindo da Rodoviária de Guaratinguetá, onde há amplo estacionamento para veículos particulares, o ônibus da Empresa São José levou o grupo até o primeiro módulo do passeio: Sítio Ruzene, local onde funciona o CIPAR – Centro de Intercâmbio e Pesquisa de Arroz Ruzene.

O proprietário, Chicão Ruzene, ao lado de sua família e funcionários, recepcionou o grupo e passou a uma detalhada palestra a respeito das variedades de arroz ali desenvolvidas e pesquisadas. O CIPAR surgiu da necessidade de a família criar soluções para se manter no mercado competitivo de arrozes, lançando a espécie Arroz Preto Ruzene, além de inúmeras outras, resultantes de cruzamentos feitos no CIPAR, inclusive a exclusividade: a espécie miniarroz, única no mundo. A marca Ruzene já participa de feiras internacionais e conquistou, recentemente, o primeiro cliente internacional, a França. Ruzene deve lançar, ainda até o final de 2017, uma novidade mundial: os miniarrozes nas variedades vermelho e preto. A palestra aos visitantes foi ilustrada com demonstração da técnica tradicional de semeadura, explicações a respeito de controle de lotes da produção, secagem e atendimento à exigências da Embrapa para a classificação de cada espécie. A produção e o centro de pesquisas Ruzene funcionam em Guaratinguetá, sendo que a industrialização e embalagem, além da alguma produção, se localizam em Pindamonhangaba, também da RMVale.

GUIA DE TURISMO INAUGURA DIVINA ROÇA EM GUARATINGUETÁTereza Linhares com o bolo de farinha de arroz preto Ruzene, Chicão e Rosinha Ruzene (Foto: Marcos Ivan, Canal39).

Os visitantes tomaram o café da manhã oferecido pela família Ruzene, com direito ao incomparável bolo feito com farinha de arroz preto Ruzene. O chef Marcos Magalhães explicou aos presentes sobre as particulares do produto, o qual não contém gluten e é muito nutritivo, de agradáveis textura e sabor.

Esperança

O segundo momento do Famtur organizado por Tereza Linhares contemplou a Fazenda da Esperança, instituição de cunho social que recebe jovens vítimas da dependência química. A instituição nasceu da visão carismática de Nelson Giovanelli, o qual contou com o apoio de Frei Hans. A fazenda ocupa vasta área, num ponto exatamente oposto ao do Sítio Ruzene e o acesso até o local oferece, aos turistas, belas paisagens e alguns detalhes informados pela Guia Tereza.

Na Fazenda Esperança está o santuário da Esperança, de linhas arquitetônicas modernas e com mobiliário totalmente criado para a mais fiel harmonia com o edificio, na verdade uma tenda estilizada, lembrando os locais onde os antigos cristãos se reuniam para orar.

GUIA DE TURISMO INAUGURA DIVINA ROÇA EM GUARATINGUETÁVisita ao Santuário da Esperança (Foto: Marcos IVan, Canal39)

Pedro, um dos jovens residentes na Fazenda Esperança, fez a explanação a respeito da igreja ,a qual conta, em seu sacrário, com água benta correndo constantemente por ser canalizada diretamente da mina. Uma loja com artigos para decoraçao, roupas, produtos artesanais desenvolvidos pelos internos (creme de babosa, sabonetes, etc), produtos dos cinco continentes, livros, artigos religiosos e roupas, inclusive magníficas blusas com matéria-prima originada de garrafas pet recicladas, são a fonte de renda para a subsistência de todos do local. Cumpre destacar: todos os jovens ali residentes são cuidados sem nenhum tipo de medicamento, mas com orientações fundamentadas em medidas de conscientização pela mudança expontânea de hábitos e comportamentos.

A Fazenda da Esperança oferece, aos turistas, confortáveis pousadas.

Tur do Gomeral

Da Esperança seguimos para o topo da montanha, no bairro Gomeral, alcançando a localidade onde se instala a Igeja de São Lázaro, ponto final da linha de ônibus circular e até onde o ônibus fretado também chegaria. Por isso, parar ali é imprescindível, aguardando o transporte adequado chegar.

Enquanto isso, um mirante possibilita divisar grande parte de Guaratinguetá e Aparecida, principalmente. As lentes de câmeras digitais colaboram na identificação, por exemplo, do Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Binóculos são ideais.

Com a chegada do transporte, o grupo seguiu, em três turmas, a bordo do veículo “Tur do Gomeral – Expedição Mantiqueira”, em carroceria de uma camionete tracionada nas quatro rodas, para enfrentar o percurso até a Trutaria Bela Vista, no topo do Gomeral, a quase 1.700 de altitude, a 29km de Campos do Jordão.

GUIA DE TURISMO INAUGURA DIVINA ROÇA EM GUARATINGUETÁParte do grupo a bordo do "bonde rural" (Foto: Marcos Ivan, vídeo frame)

Na trutaria os visitantes puderam conhecer os tanques de criação do peixe, o qual se comporta muito bem em locais frios e com água limpa.

Romilda e João, com os filhos e parentes, cuidam do local e oferecem bem servido almoço à base de trutas, com serviço à la carte. João é o piloto do "bonde".

GUIA DE TURISMO INAUGURA DIVINA ROÇA EM GUARATINGUETÁNa Trutaria, Tereza ao lado de Romilda, proprietária, esposa de João Bosco, do bonde rural. (Foto: Marcos Ivan, Canal39).

Outro encantador momento para apreciar a imensa cortina verde disponibilizada aos olhos de todos. Num dos cantinhos da área da Trutaria, um aconchegante chalé desafia ao mais insensivel dos seres humanos a não se emocionar com tanta coisa bela à sua frente, incluindo-se a visão plena da Cachoeira do Onça, escorrendo pelas paredes da Mantiqueira.

Trutas defumadas ou congeladas são vendidas a preços módicos, com a possibilidade, ainda, de o turista pescar o produto num tanque próximo ao restaurante. Nesse caso, “pescou, pagou, levou”, haja vista a truta ser uma espécie muito sensível e não servir para a pesca esportiva.

Descendo a serra

Após o almoço, com direito a breve descanso e apreciação da paisagem, pois lá também existe um confortável mirante, os turistas podem optar por descer à pé o longo trecho de estrada de terra ou esperar, por alguns minutos, o retorno daquilo que denominamos “bonde rural”, a caminonete que faz o leva-e-traz das pessoas entre a comunidade de São Lázaro até a Trutaria Bela Vista.

Alguns, quase sempre todos, pegam carona no bonde rural, em meio à caminhada iniciada.

Assim como na subida, na descida é muita adrenalina e um banho de belas paisagens...

Sobremesa no Caminho da Serra

Tereza Linhares não deixou de agendar uma estratégica parada para café e sobremesa no Restaurante Caminho da Serra, onde a tentação da gula se manifesta com generosidade.

Crepes, salgados e doces, conservas, compotas, licores, docinhos de laranja com chocolate, brigadeiro de banana... Não há quem resista.

GUIA DE TURISMO INAUGURA DIVINA ROÇA EM GUARATINGUETÁParadinha estratégica para café e sobremesa no Caminho da Serra (Foto: Marcos Ivan, Cana39)

Nossa reportagem saboreou cubinhos de doce de leite e um impecável crepe de paçoca com banana. Irresistíveis!

No local, redes para descanso e mais possibilidades de mirar a deslumbrante e verde paisagem, pois mirantes não  faltam no roteiro “Divina Roça”.

Já por volta das 18h, o ônibus fretado nos entrega à vida de comuns mortais, rejuvenescidos em muita paz, confortados pela pureza de muito ar montanhês, agradecidos de merecermos a oportunidade de abraçar o mais precioso bem: sentir a presença de Deus em toda a extensão de sua obra, pela convivência amistosa e festiva, pelo descobrimento de outros locais e entender que viver vale a pena.

Basta não deixar o tempo passar por si só...

GUIA DE TURISMO INAUGURA DIVINA ROÇA EM GUARATINGUETÁDa esquerda para a direita e de cima para baixo: Felício Murade e Rodrigo Muassab, respectivamente secretário e sub de Turismo; Tereza Linhares, Luiz Carvalho, secretário de Cultura de Guaratinguetá. (Fotos: Marcos Ivan e Edna Maishcberger, Canal39).

Participaram do Famtur Divina Roça, representando o Governo Municipal de Guaratinguetá, o secretário de Turismo Felício Murade, seu sub-secretário Rodrigo Muassab e o secretário da Cultura, Luiz Carvalho dos Santos Neto.

Agradecemos ao carinho do convite de Tereza Linhares e cumprimentamos a todos com os quais desfrutamos de lançamento tão interessante e agradável.

Contatos de Tereza Linhares:

12 98253-8054 (Tim com whatsapp)

12 99759-6901 (Vivo)

terezalinhares@hotmail.com

Facebook: Tereza Linhares

(Texto: Marcos Ivan, Canal39 – Fotos: Edna Maischberger / Marcos IVan)

VEJA AS FOTOS NESTAS GALERIAS:

GALERIA 01          GALERIA 02

 

 

Olá, deixe seu comentário para GUIA DE TURISMO INAUGURA DIVINA ROÇA EM GUARATINGUETÁ

Enviando Comentário Fechar :/