FESTA ITALIANA DE CANAS MANTÉM TRADIÇÃO E DEVE IR PARA O CALENDÁRIO DO ESTADO

FESTA ITALIANA DE CANAS MANTÉM TRADIÇÃO E DEVE IR PARA O CALENDÁRIO DO ESTADO

 O calor humano do bom acolhimento, somado ao inconfundível modo italiano de bem cuidar do paladar, por meio de esmerada e irrecusável gastronomia, é – sempre – a receita básica de uma festa de sucesso como o é a tradcional Festa Italiana de Canas.

A moldura musical sob responsabilidade de quem sabe fazer bem feito é o carimbo de autenticidade necessário para carrear, durante 4 dias, bom público para a Cerâmica, antiga fábrica de tijolos e telhas, ambiente ideal para acomodação de todos quantos buscam, na Festa Italiana de Canas, momentos de confraternização e lazer com muita alegria.

Segundo a tradição dos filhos do “País da Bota”, nada é mais acertado do que a expressão “mangia che te fa bene”. Traduzida para o português, é um irresistível convite para um pleno mergulho pela culinária dos “fratelli”.

As famílias italianas e seus descendentes, radicados em Canas, se tornam – costumeiramente – o centro das atenções, pelo esmero na elaboração dos pratos, sem se esquecerem do atendimento “impecabille”. O mesmo podemos afirmar sobre os funcionários contratados para a ocasião. Atentos, dedicados, merecedores de francos elogios.

Vinhos, pizzas, pratos frios como os antipasti, porções; polpettones, sofiolis, nhocs, e a grande estrela da Festa Italiana de Canas: o pão com molho de 4 queijos.

Um produto para ser saboreado com calma, pela excelência da combinação dos queijos e a cumplicidade da textura de pães especialmente preparados para a contemplação dos paladares mais exigentes.

FESTA ITALIANA DE CANAS MANTÉM TRADIÇÃO DEVE IR PARA O CALENDÁRIO DO ESTADO

O box da Famiglia Albarello, como sempre, foi o mais procurado durante a Festa. Além dos pratos tradicionais, como o agnolote (massa verde com ricota, passas e nozes) , conchiglione a 4 queijos, sofili com ricota e tomate seco, ainda rolou alguma coisa do trivial, conseguindo atender a todos. Na foto central, em cima, Silvinha Albarello e sua irmã dedicam um tempo para curtir sua primeira professora.

MISSA

A tradicional celebração dominical, durante a Festa, não contou com a presença do querido Padre Mário Bonotti. O presidente da cerimònia, Padre Justino, em sua homilia, destacou o desejo de Deus em querer todos vivendo felizes e sendo sinais de Paz no Mundo. Referiu a necessidade da partilha e da caminhada em união, para se dar as respostas desejadas pelo Criador. Exaltou a todos para a busca de procedimentos justos e pautados nas palavras de Jesus Cristo, para o bom cumprimento dos desejos divinos.

FESTA ITALIANA DE CANAS MANTÉM TRADIÇÃO DEVE IR PARA O CALENDÁRIO DO ESTADO

Da esquerda para a direita, em cima: Padre Justino, Grupo de Dança Di Veneto; embaixo: prefeito de Canas, Lucemir Amaral, Fred Rovella e Padre Justino

EQUILÍBRIO

Bem ao lado do palco, um estratégio cantinho para paletas geladas e o cafezinho com sabor de coisa bem cuidada. No contraponto, no início do corredor, uma chopeira atendia, com o mesmo bom gosto, aos apreciadores da bebida.

O romantismo proposto pelos túneis da Cerâmica sugere o ambiente de muitas cantinas de Itália. Sempre há a oportunidade para se “emendar” mesas, aumentar a fraternidade entre parentes e amigos. Notável é, e sempre será, o clima propício para mãos e olhares apaixonados se unirem em frases sem som, mas com muito sentimento e verdade.

O palco da Festa Italiana de Canas ganhou o brilho dos artistas especializados no cancioneiro tradicional e num bem seleto repertório da músicas contemporâneas, sem contarmos o resgate das melodias que marcaram muitos encontros e despedidas.

VIA ROMA, FRED ROVELLA E BANDA MATRIX, RICARDO BOMBARDA

Três atrações que cumpriram com a proposta de não deixar ninguém parado durante seus shows. Bailarinos enriqueceram a cenas das apresentações de Rovella e Via Roma, com muita coreografia e colorido.

FESTA ITALIANA DE CANAS MANTÉM TRADIÇÃO DEVE IR PARA O CALENDÁRIO DO ESTADOBANDA VIA ROMA

Interação plena, alegria e muita movimentação. Do palco para junto do público era muito simples estreitar espaços e ampliar a comunicação.

FESTA ITALIANA DE CANAS MANTÉM TRADIÇÃO DEVE IR PARA O CALENDÁRIO DO ESTADORICARDO BOMBARDA

FESTA ITALIANA DE CANAS MANTÉM TRADIÇÃO DEVE IR PARA O CALENDÁRIO DO ESTADOFRED ROVELLA E BANDA MATRIX

Das apresentações que a reportagem do Canal39 acompanhou, louve-se a dedicação das garotas do Grupo de Dança Di Veneto.

A juventude bem cuidada e orientada na manutenção de tradições. Isso é o que conta e encanta.

FESTA ITALIANA DE CANAS MANTÉM TRADIÇÃO DEVE IR PARA O CALENDÁRIO DO ESTADO

GRUPO DI VENETO

Sempre dedicadas, as meninas do Grupo de Danças da Melhor Idade, representante de Canas nos Jogos Regionais do Idoso, também deram sua contribuição para brilhantismo da Festa Italiana.

FESTA ITALIANA DE CANAS MANTÉM TRADIÇÃO DEVE IR PARA O CALENDÁRIO DO ESTADO

GRUPO DE DANÇAS DA MELHOR IDADE

NO CALENDÁRIO DO ESTADO

Segundo anúncio feito ao microfone pelo assessor Lucas, da Administração de Canas, ações estão em andamento para a inclusão da Festa Italiana de Canas no Calendário de Eventos do Estado de São Paulo. Algum deputado deverá apresentar, se já não o fez, uma indicação a respeito.

Para a Festa Italiana de Canas a reportagem do Canal39 contou com o apoio logístico da Pousada Vale do Gigante, localizada em Cachoeira Paulista, e Box da Famiglia Albarello.

DE PASSAGEM

Pollyana Gama, deputada federal pelo PPS, e seu marido, deputado estadual Davi Zaia, do mesmo partido, visitaram a Festa Italiana de Canas, sendo recebidos por autoridades locais.

FESTA ITALIANA DE CANAS MANTÉM TRADIÇÃO DEVE IR PARA O CALENDÁRIO DO ESTADOPOLLYANA GAMA E DAVI ZAIA, prontos para apreciarem um irresistível polpettone.

A reportagem do Canal39 apurou, em conversa informal, o desejo de Pollyana em se candidatar para a Câmara Federal, levando em conta o trabalho que tem conseguido desenvolver, como parlamentar, ações focadas na melhor qualidade de vida dos cidadãos da nossa Região, bem como de todos os brasileiros, inclusive nos segmentos cobertos pelo Canal39: Turismo e Cultura.

MUSEU

FESTA ITALIANA DE CANAS MANTÉM TRADIÇÃO E DEVE IR PARA O CALENDÁRIO DO ESTADOOs frequentadores da Festa Italiana tiveram a oportunidade de conhecer o Museu da Imigraçao, onde estão contidos objetos, fotos e textos a respeito da chegada dos italianos à Região, especialmente onde se instalou Canas. Uma curiosa máquina, a Maromba, era utilizada nas operações de fabricação de tijolos e telhas, chama muito a atenção dos visitantes.

DESTAQUE:

O Canal39 contou, para a cobertura da Festa Italiana de Canas, com o apoio logístico impecável da Famiglia Albarello (Box Albarello, na Festa) e

FESTA ITALIANA DE CANAS MANTÉM TRADIÇÃO DEVE IR PARA O CALENDÁRIO DO ESTADO

 

 

Pousada Vale do Gigante, localizada em Cachoeira Paulista, para o conforto, tranquilidade e verdadeiro encontro com a Natureza de todos que buscam qualidade no atendimento e boas acomodações. Saiba mais, clicando na imagem-------------->

 

(Da redação Canal39, Marcos Ivan, com fotos de Edna Maischberger e Marcos Ivan)

GALERIAS DE FOTOS:

(CLICAR NOS NÚMEROS)

01 

02

03

04

 

 

Olá, deixe seu comentário para FESTA ITALIANA DE CANAS MANTÉM TRADIÇÃO E DEVE IR PARA O CALENDÁRIO DO ESTADO

Enviando Comentário Fechar :/