DIÁRIO DO I PRESS TRIP DO VALE DO PARAÍBA COM CRISTINA LIRA - PAGINA 04

DIÁRIO DO I PRESS TRIP DO VALE DO PARAÍBA COM CRISTINA LIRA - PAGINA 04

Quinta-feira, 23 de fevereiro, chegou nas asas do tempo com o campanário do Santuário assinalando 6h30. Tempo de descermos para o café, sempre bem servido e com variedade de produtos, no restaurante do Hotel Santo Graal.

Tempo de mais uma página no Diário do Press Trip com Cristina Lira. A de número quatro.

A van cinza da MF Turismo foi nossa condução para chegarmos até Lorena, em visita a alguns pontos de atrativo turístico elencados pelos anfitriões e sob a atenciosa companhia de Tereza Linhares e Fátima Midões, presidente da AGCTUR.

SOLAR MOREIRA LIMA

Sr. Luiz, o condutor, estacionou na praça fronteiriça à Matriz de Nossa Senhora da Piedade, padroeira da cidade. Uma bela construção, cujo projeto tem a assinatura de Ramos de Azevedo, um dos mais consagrados arquitetos da época.

Antes de visitarmos a Matriz, o ponto inicial foi a Casa da Cultura de Lorena, instalada no prédio do Solar Moreira Lima. Monumental palacete que comporta importante Museu da Revolução de 32, cujo acervo foi apresentado para o grupo do Press Trip pelo competente pesquisador José Maria Paiva. Na oportunidade, a diretora de Cultura e Turismo, Patrícia Vezzaro deu as boas vindas a todos, em nome do titular de sua pasta e do chefe do Executivo.

DIÁRIO DO I PRESS TRIP DO VALE DO PARAÍBA COM CRISTINA LIRA - PAGINA 04Chegada à Casa da Cultura, com Cristina Lira à direita e Andréia Marcondes ao centro. (Foto: Edna Maischberger)

O acervo do Museu contém peças de artilharia, uniformes, fotos, pinturas, algum tipo de armamento e, todo sua extensão, remete o visitante a instantes de atuações corajosas e heróicas por parte de tantos que combateram em 32. Ainda no Museu, o guia José Maria Paiva destacou alguns objetos curiosos, como a matraca, uma engenhoca utilizada pelos combatentes para imitar o ruído de uma raja de metralhadora. A tropa estava sem munição e o ruído era impressionantemente idêntico ao de um disparo.

Citações e referências a outras participações de militares brasileiros, desde as históricas batalhas como a do Paraguai, intervenção no Haiti, etc, também estão em destaque no espaço referido.

Tivemos acesso ao terraço do Solar dos Moreira Lima, ouvimos explicações de Patrícia Vezzaro e da pesquisadora de história Andréia Marcondes, inclusive com a apresentação de obras culturais em livro e mais informações sobre a Cultura lorenense e o centro histórico.

Religião

Na matriz de Nossa Senhora da Piedade, um momento de introspecção para uns, muitos clics para outros e a apresentação de detalhes da arquitetura, como o piso da sacristia, que foi refeito sobre o piso original. No coro, belo órgão de tubos, tradicional em muitas igrejas dos tempos imperiais.

Um pouco mais adiante, parada obrigatória na Basília Menor de São Benedito, a qual ostenta, já em seu frontispíco, o selo com as armas do Vaticano.

DIÁRIO DO I PRESS TRIP DO VALE DO PARAÍBA COM CRISTINA LIRA - PAGINA 04

Basílica de São Benedito (Foto: Marcos Ivan)

Rico em imaginário dedicado a muitos santos católicos, em imponentes nichos na parede traseira do altar mor, o templo é, também, de muita referência para a história lorenense, considerando-se o trabalho de sua construção em estilo gótico, externamente, e magnífico interior em barroco, completamente restaurado.

Sob o altar, uma cripta guarda os despojos da condessa e do conde Moreira Lima, considerados benfeitores da cidade. Constam, em relatórios de pesquisas, informações sobre a praticamente recente descoberta dessa cripta, haja vista muitos saberem da existência sem, contudo, terem a certeza de sua localizaçao. Durante os trabalhos de restauro houve essa descoberta.

A imagem de São Benedito entronizada no altar mor tem “história para contar”. Dizem os historiadores que, quando da inauguração da igreja, a imagem oficial do Santo dos Humildes ainda não havia chegado à cidade. Precisaram improvisar, pintando uma imagem de Santo Antonio para ocupar a vez de São Benedito. A imagem permaneceu ali, enquanto a de São Benedito tem lugar de destaque no início da nave da Basílica, a poucos metros do portal principal.

Andréia Marcondes enriqueceu a visita, comentando detalhes do local.

ECO VALLE Shopping

Exatamente como os grandes empreendimentos de sucesso, o Eco Valle Shopping investe em parcerias e apóia ações focadas em Turismo e Cultura.

Desta forma, patrocinando o almoço do grupo do I PressTrip do Vale do Paraíba, visualizou a inserção de sua marca comercial em alguns veículos de comunicação não locais, mas regionais e até nacionais.

Recepcionados pelo responsável em comercialização do citado mix de lojas, senhor Francisco Sávio dos Santos, tivemos a oportunidade de conhecer uma loja da Fazenda da Esperança, em espaço conveniado e com venda de produtos para a manutenção da obra social fundada por frei Hans, Nelson Giovanelli e outros voluntários.

DIÁRIO DO I PRESS TRIP DO VALE DO PARAÍBA COM CRISTINA LIRA - PAGINA 04Na Loja da Esperança (Eco Valle Shopping) (Foto: Marcos IVan)

O atendimento no Restaurante Maria Maria foi impecável, com muita cordialidade e simpatia, por parte dos profissionais em serviço. Almoço ao estilo “sirva-se você mesmo” sempre é bem vindo, considerando-se a possibilidade de o convidado escolher o que melhor lhe agradar.

São José dos Campos

Iniciamos nossa turnê por São José dos Campos com uma visita ao Parque da Cidade, imensa área verde dotada de frondosas árvores, bambuzais gigantes, lagos, áreas para piqueniques, palmeiras imperiais, esculturas em troncos de árvores, playground... Muito verde, com algumas construções em estilo contemporâneo e o Museu do Folclore, cuja temática na oportunidade era o Carnaval,um pouco da religiosidade e do sincretismo existentes no Brasil, com direito a uma palestra de monitoração pela dedicada Ângela Savastano, uma senhorinha muito simpática,a qual nos brindou com café da tarde ao estilo tradicional: bolo, bolinho, paçoca com banana, suco, etc.

DIÁRIO DO I PRESS TRIP DO VALE DO PARAÍBA COM CRISTINA LIRA - PAGINA 04

Maisa (AGCTUR), Jovita Villela (Vale Recptivo), Ângela Savastano (Museu do Folclore), Maria Marques (Convention & Visitor Bureau SJC), Nazira Madureira (Diretora de Turismo SJC), Elaine Cristina e Mônica Fernandes (Caminhos & Roteiros) e Cristina Lira. (Foto: Marcos IVan)

Nesse tempo por São José dos Campos, nosso grupo mereceu o competente trabalho de guia oferecido por Elaine Cristina e Mônica Fernandes (Agência Caminhos & Roteiros).

Do Parque da Cidade, um mergulho no Parque Tecnológico do INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Conhecemos um pouco sobre satélites não tripulados, sistemas de propulsão, tecnologia de captação de dados e os serviços prestados, pelo INPE, às empresas de diversos setores, como automobilístico, telefonia, transmissão de dados. O atendimento não está focado somente em pesquisas espaciais e previsões climáticas, mas, sim, em contribuir para a qualidade de vida a partir do conhecimento pleno e da busca por soluções, principalmente fundamentadas na sustentabilidade.

DIÁRIO DO I PRESS TRIP DO VALE DO PARAÍBA COM CRISTINA LIRA - PAGINA 04

Para falar sobre isso, Ciro Hernandez (vestindo terno) – Gerente de Relações Empresariais, foi o destacado (Foto: Marcos IVan)

O INPE recebe, corriqueiramente, profissionais ou estudantes em busca de ampliar sua faixa de conhecimentos tecnológicos como, também, alunos de escolas de primeiro e segundo graus e público em geral, desde que isso aconteça com programação antecipada e monitorada por profissionais.

Durante os trechos em van, as duas profissionais falaram sobre fatos da cultura e história joseenses, estabeleceram uma visão a respeito do tempo no qual a cidade era procurada para o tratamento de doentes portadores de tuberculose.

O atrativo seguinte foi o Parque Vicentina Aranha, onde antes funcionava um sanatório para tísicos e atualmente é um outro local de muita procura pelos moradores e turistas os quais, além de se interessarem pela arquitetura, ganham espaço de sobra para praticarem caminhada, terem mais contato com a Natureza, praticamente no centro da cidade, podem assistir a eventos culturais programados pela municipalidade e, até mesmo, fazerem ensaios fotográficos, aos moldes do que pode acontecer no Parque da Cidade.

DIÁRIO DO I PRESS TRIP DO VALE DO PARAÍBA COM CRISTINA LIRA - PAGINA 04Foi no Vicentina Aranha que conhecemos e desgustamos o João Deitado, doce de milho, de textura característica, enrolado em folha de bananeira. É típico da cidade e foi servido, com acompanhamento de sucos, águas, goiabada com queijo, paçoquinha... (Foto: Marcos Ivan)

Em todos os módulos do Press Trip em São José dos Campos tivemos a companhia, além de Elaine e Mônica, da diretora de Turismo Nazira Madureira e Maria Marques, gerente Executiva do Convention Bureau & Visitors de São José dos Campos.

Ganhamos brindes, trocamos cartões e retornamos para o Hotel em Aparecida, onde buscamos o aconchegante da lanchonete com para um não muito necessário reforço alimentar, haja vista um dia inteiro de trabalho bem alimentado.

Noite um pouco mais quente, nos recolhemos para merecido descanso, enquanto a última etapa não acontecia.

SERVIÇO:

CASA DE CULTURA - LORENA - Solar Moreira Lima - (12) 3301-1627

ECO VALLE SHOPPING - LORENA - (12) 3301-5530 (RESTAURANTE MARIA MARIA; LOJA DA FAZENDA ESPERANÇA)

CAMINHOS & ROTEIROS - Turismo Receptivo, responsável pelo roteiro em São José dos Camos - Elaine e Mônica - caminhoseroteiros@yahoo.com.br - (12) 99131-8893 / 99102-1788
 
CIRO HERNANDES (Gerente de Relações Empresariais) INPE - ciro.hernandez@lit.inpe.br
 
MARIA MARQUES - SJC Convention & Visitors Bureau - (12) 3346-3720 gerencia@sjccvb.com.br 

Texto: Marcos IVan, com fotos de Edna Maischberger e Marcos IVan.

CLIQUE PARA VER FOTOS AQUI                        E                 AQUI

 

 

 

 

 

Olá, deixe seu comentário para DIÁRIO DO I PRESS TRIP DO VALE DO PARAÍBA COM CRISTINA LIRA - PAGINA 04

Enviando Comentário Fechar :/