CARAGUÁ HOMENAGEIA IDOSOS E MOSTRA ORQUÍDEAS

CARAGUÁ HOMENAGEIA IDOSOS E MOSTRA ORQUÍDEAS

Os vencedores representarão o município na etapa estadual do concurso em 2017

Numa noite marcada pela celebração da beleza e da alegria de viver, foram escolhidos a nova Miss e o novo Mister Melhor Idade de Caraguatatuba. A 4ª edição do concurso foi realizada na última sexta (7), no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI).  

 Durante a apresentação e desfile, que avaliou postura, elegância e simpatia dos concorrentes, oito jurados, elegeram Miriam Moreirão, 60 anos, e Otávio Maluta, 84 anos, entre as 36 mulheres e 12 homens participantes. Os vencedores representarão Caraguatatuba na etapa estadual, do Miss e Mister Melhor Idade, em São Paulo.

CARAGUÁ HOMENAGEIA IDOSOS E MOSTRA ORQUÍDEAS

Miriam Moreirão, 60 anos, e Otávio Maluta, 84 anos, os eleitos. (Foto: Luís Gava)

 

A nova Miss é casada, tem três filhos e sete netos. Adora frequentar a praia, passear com seus cachorros e andar de bicicleta. “Não esperava a vitória. Acreditava que podia ficar em terceiro lugar como Miss Simpatia. Quando chamaram meu nome no 1º lugar, fiquei paralisada na mesa. É uma emoção única, ainda não acordei daquela noite. Além disso, agora sou reconhecida na rua, o que é muito bom também”, contou.

Já o novo Mister é viúvo, tem três filhos e cinco netos. Gosta de jogar tranca mexicana e dançar. Não dispensa as aulas diárias de alongamento ou musculação no CIAPI. Este ano, nem queria se inscrever no concurso, pois já havia sido eleito em 2014, em terceiro lugar, como Mister Simpatia e, no ano passado, em segundo lugar como Mister Elegância.

“Foi surpresa para mim o 1º lugar. Participei mais pela festa. Minha filha Rosana e meus amigos que estavam presentes vibraram com a vitória. Foi um alvoroço na mesa e no salão. Agora saio na rua e as pessoas apontam: “Olha o Mister Melhor Idade”, disse.

Em 2º lugar, ocupam a posição Lea Marly Ramos, 71 anos, e Francisco Marcondes Meirelles Filho, 80 anos, como Miss e Mister Elegância. Em 3º lugar, como Miss e Mister Simpatia, foram eleitos Sumiê Kobaira, 64 anos, e José Sinério da Silva, 68 anos.

O casal eleito recebeu o valor de um salário mínimo e brindes de estabelecimentos do comércio local que apoiaram o concurso. O segundo e terceiro lugares, receberam meio salário mínimo e também presentes.

A secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), Ivy Monteiro Malerba, disse que esse evento foi sucesso e se consagrou nessas quatro edições. "Atingimos os objetivos de reforçar a participação social e a valorização da beleza na maturidade. Esperamos que a próxima administração municipal dê continuidade ao concurso”.

Após a escolha, o público dançou e se divertiu com o tradicional show do Trio Los Angeles com o vocalista Márcio Mendes, que cantou sucessos nacionais e internacionais como “Da Cor do Pecado”, “Transas e Caretas”, “Dancing Days” (Abra suas Asas), “Tequila”, “Cachito”, “Matilda Paranpanpan”.

O Miss e Mister Melhor Idade é uma iniciativa do Governo Municipal, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso com o apoio da WM Eventos.

Secretaria de Comunicação Social – Foto Luís Gava – PMC

Manhã Saudável encerra Semana do Idoso

Idosos se divertem com tai chi chuan, zumba, stand up paddle, caiaque e até arborismo

A 5ª Semana de Valorização ao Idoso terminou no sábado (8), com uma “Manhã Saudável”, que reuniu idosos, familiares e amigos na Base de Esportes e Lazer Adaptado, na praia do Centro. O evento organizado pela secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI) teve início no dia 5.

A manhã de lazer começou com aula de Tai Chi Chuan, ministrada pelo professor Cleber Dias. Em seguida houve uma parada para descanso e o público pôde usufruir de uma mesa de café, suco e frutas variadas. Depois foi a vez da professora de Zumba, Thieli Nunes Baréa, movimentar a galera com coreografias bem animadas.

CARAGUÁ HOMENAGEIA IDOSOS E MOSTRA ORQUÍDEAS

Idosos participaram ativamente das modalidades propostas. (Foto: Cláudia Moysés/PMC).

Como o dia foi ensolarado, alguns foram desfrutar do projeto Praia Acessível, que proporciona o banho de mar por meio de cadeiras anfíbias, passeio de caiaque ou na prancha de stand padle, com o acompanhamento de monitores.

Outros corajosos foram praticar o arborismo (estruturas – pontes, cabos de aço, redes – que interligam árvores em um caminho suspenso), no Espaço Aventura.

A aposentada Sueli Costa Machado, 67 anos, disse que foi um desafio pessoal o de enfrentar o percurso, mesmo com medo. Presa por um cabo de aço a oito metros do chão, Sueli passou de uma árvore a outra, ora por uma ponte de madeira, ora de pé por uma malha de naylon, ora por um cabo de aço.

Depois foi a vez do marido, Antonio Machado, 72 anos. “Voltei no tempo quando subia em goiabeira, mangueira e jaqueira. O arborismo me fez sentir mais jovem. Foi maravilhoso”, disse.

Já Vera Rezende, 52 anos, que teve um acidente vascular cerebral aos 35 anos e ainda hoje luta contra as sequelas da paralisia dos membros superiores e inferiores, disse que apesar do medo ficou repetindo durante o percurso para si mesma: “Eu consigo, eu consigo, eu consigo”. Há 10 anos em Caraguá, Vera também freqüenta o CIAPI onde faz alongamento, artes, musculação, hidroginástica e aulas com uma fonoaudióloga. “Os professores são ótimos”, afirmou.

Na avaliação da secretária da SEPEDI, Ivy Monteiro Malerba, a missão foi muito bem cumprida.

“Nesses últimos cinco anos avançamos em conquistas para fortalecer o envelhecimento saudável e ativo; o empoderamento da pessoa idosa enquanto cidadão e preparar Caraguá para ser uma cidade amiga do idoso” afirmou Ivy Malerba.

(Secretaria de Comunicação Social – Foto: Cláudia Moysés/PMC

38ª Exposição de Orquídeas é atração em Caraguá de 14 a 16 de outubro

Expositores de diversas cidades já confirmaram presença.

A Associação Orquidófila do Litoral Norte - AOLN realizará de 14 a 16 de outubro a 38ª Exposição de Orquídeas, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo de Caraguá. A exposição é um dos eventos do calendário municipal e costuma atrair turistas e moradores, pela beleza e variedade das espécies apresentadas.

A exposição deste ano reunirá produtores e colecionadores de diversas cidades e regiões. Já confirmaram presença no evento, expositores de São José dos Campos, Pindamonhangaba, Itapecerica da Serra, Santo Antônio do Pinhal, Guarujá, Ubatuba, Ilhabela, São Sebastião e Caraguá.

CARAGUÁ HOMENAGEIA IDOSOS E MOSTRA ORQUÍDEAS

(Foto: Luís Gava / PMC)

A 38ª Exposição de Orquídeas será realizada no Teatro Mario Covas, na sexta, dia 14, das 18h às 20h; sábado, 15, das 9h às 20h e domingo; 16, das 9h às 15h. O teatro fica na Av. Goiás, nº 187 – Indaiá. 

De acordo com Lucimara de Oliveira, tesoureira da Associação Orquidófila do Litoral Norte (AOLN), o evento deverá contar com aproximadamente 500 vasos. Além de visitar e apreciar as belíssimas orquídeas, conhecer a variedade e conversar com os produtores e orquidófilos, o público poderá adquirir orquídeas de diversos tamanhos. Exemplares e mudas serão vendidas em torno de R$20,00 e R$ 180,00.

 ( Secretaria de Comunicação  / Foto: Luís Gava)

Olá, deixe seu comentário para CARAGUÁ HOMENAGEIA IDOSOS E MOSTRA ORQUÍDEAS

Enviando Comentário Fechar :/