APARECIDA: SANTUÁRIO ANUNCIA PROGRAMAÇÃO DO ANO JUBILAR

APARECIDA: SANTUÁRIO ANUNCIA PROGRAMAÇÃO DO ANO JUBILAR

Reitor do Santuário, padre João Batista; Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes; Administrador Ecônomo, Padre Daniel Antonio Silva. (Foto: Marcos Ivan, Canal39)

Em ritmo de reta final na sua contagem regressiva para o desenvolvimento de ações referentes às comemorações pelos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, a direção do Santuário Nacional promoveu, na manhã desta quarta-feira, 30, uma coletiva de imprensa para apresentação da programação oficial deste mega evento religioso.

No auditório da Sala de Imprensa do Santuário, o arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, deu as boas vindas aos jornalistas, fez breve fala sobre o Jubileu de Nossa Senhora e destacou a importância da imprensa na promoção da informação evangelizadora. “Uma coletiva de imprensa é um momento evangelizador extraordinário, porque senão as coisas ficam aqui entre quatro paredes”, disse Dom Orlando, referindo-se ao serviço de comunicação realizado pela imprensa de um modo geral. “O santuário do ar, a catedral do ar são vocês. Nós temos aqui um na Terra, mas quem leva as notícias para o mundo inteiro são vocês; então podem se sentir, também, evangelizadores”, reforçou.

APARECIDA: SANTUÁRIO ANUNCIA PROGRAMAÇÃO DO ANO JUBILARDom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida (Foto: Marcos Ivan, Canal39)

Destacando a igualdade em dignidade, entre todos, o religioso associou todo o trabalho e seus recursos utilizados pelos jornalistas a um verdadeiro altar, no qual todos esses profissionais também se santificam.

Ainda há pouco tempo em Aparecida, Dom Orlando Brandes comentou que tem sido constantemente evangelizado pelos romeiros, mostrando-se bastante sensibilizado com essa aproximação ao ponto de estar elaborando o que denomina uma “gramática para os romeiros”, um livro com objetivos de melhor informar e esclarecer os fieis, os quais sempre dão infinitas demonstrações de fé.

Fechando sua fala, Brandes exaltou a todos os profisisonais no exercício da comunicação interpessoal, prática número um entre todas as pessoas.

NOVENA “DAS ÁGUAS”

Padre João Batista de Almeida, Reitor do Santuário, discorreu sobre a temática abordada para a Novena da Padroeira do Brasil.

Excepcionalmente com início em 01 de outubro, a Novena traz temas focados na presença da Mãe Aparecida na vida dos brasileiros. Desta maneira, os temas diários serão, sempre,

DAS ÁGUAS...

01 – ao nosso coração;

02 – à graça batismal;

03 – aos sinais de redenção;

04 – ao encontro dos peregrinos;

05 – aos sinais da misericórdia;

06 – à luz, que é Jesus;

07 – à ação libertadora;

08 – ao acolhimento no amor;

09 – aos trezentos anos de bênçãos do céu”.

Essa Festa Jubilar é uma festa que começou há, pelo menos, 5 anos, quando começamos a pensar nesse jubileu. O grande momento da festa começa com a novena solene”, disse o reitor.

APARECIDA: SANTUÁRIO ANUNCIA PROGRAMAÇÃO DO ANO JUBILARPadre João Batista de Almeida, Reitor do Santuário Nacional (Foto: Marcos Ivan, Canal39)

Algumas categorias profissionais e da sociedade serão homenageadas durante a novena, como é o caso de pescadores, mães grávidas, religiosos. “É claro que, em nove dias, não teremos como homenagear a todos, mas buscamos destacar algumas mais representativas de todos os devotos”, explicou padre João.

Artistas, não só da música, mas de diversas outras expressões, participarão da novena e farão sua homenagem à Nossa Senhora Aparecida em nome do povo brasileiro. Segundo o reitor do Santuário, a festa da Padroeira terá 3 grandes dias: 10, 11 e 12 de outubro. “Em cada um dosdias pretendemos celebrar cem anos de história. É nossa pretensão evidenciar aquelas situações e pessoas que marcaram esses 300 anos”, destacou o reitor.

LEGADO PAPAL

Nos tres dias finais das comemorações jubilares o papa Francisco se fará representar por meio de seu legado pontifício, o cardeal italiano Giovanni Battista Re, prefeito emérito da Congregação para os Bispos e presidente emérito da Pontifícia Comissão para a América Latina no Vaticano.

APARECIDA: SANTUÁRIO ANUNCIA PROGRAMAÇÃO DO ANO JUBILARCardeal Giovanni Battista Re, representante do Papa Francisco para o Jubileu de Nossa Senhora Aparecida (Foto: site da CNBB - Divulgação)

Oficialmente, o cardeal Giovanni celebra as missas do dia 11, às 9h, para possibilitar a participaçao da maioria dos bispos brasileiros, haja vista que, no dia seguinte, todos pretendem estar em suas dioceses, para encerramento do Ano Mariano; e dia 12, às 7h30, contemplando duas realidades: Nossa Senhora Aparecida e, também, o Dia da Criança, neste caso em parceria com a Justiça do Trabalho no combate ao trabalho infantil.

Padre João Batista disse, posteriormente, que papa Francisco tem extensa agenda de viagens, fato que o impossibilita de estar nas comemorações.

A missa oficial, no dia 12, acontece às 9h, com a presença de autoridades convidadas. No final da tarde, a tradicional procissão com a imagem de Nossa Senhora Aparecida sai do Porto Itaguaçu e percorre algumas ruas da cidade, destacando-se locais marcantes na história dos 300 anos, como a Basílica. Excepcionalmente neste ano, a imagem será levada parao Porto Itaguaçu no dia 10, onde permanecerá até o momento da procissão.

FESTIVAL DA PADROEIRA

APARECIDA: SANTUÁRIO ANUNCIA PROGRAMAÇÃO DO ANO JUBILAR

(Fotos: Divulgação)

Numa parceria com a Fazenda da Esperança, o Santuário Nacional apresenta - nos dias 06 e 07, o grupo italiano Gen Rosso. O espetáculo acontece no Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho. Esse show é uma ação do projeto "Toda Vida Tem Esperança". Para assistir ao Gen Rosso basta adquirir uma camiseta do projeto, no valor de R$ 30.

No dia 08 é a vez de apresentadores da TV Aparecida mostrarem seu talento já bastante aplaudido pelo público. A presença deles está agendada para a Tribuna Dom Aloísio Lorscheider (no Parque das Palmeiras). Kléber de Oliveira, Tonho Prado, Mariângela Zan e Menino da Porteira e convidados começam o show às 20h30. Acesso grátis.  

O Festival da Padroeira conta, no dia 11 de outubro, com a presença de padres cantores, os quais se apresentam na Tribuna Bento XVI.

APARECIDA: SANTUÁRIO ANUNCIA PROGRAMAÇÃO DO ANO JUBILAR

Da esquerda para a direita e de cima para baixo: Padres: Fábio de Melo, Antônio Maria, Reginaldo Manzotti, Juarez, Omar, Zézinho, Joãozinho, Marcos e Periquito. Participações: Daniel e Ziza Fernandes (Fotos: Divulgação)

APARECIDA: SANTUÁRIO ANUNCIA PROGRAMAÇÃO DO ANO JUBILARArtistas populares brasileiros, com repertório dedicado a Maria, se apresentam no dia 12. Da esquerda para a direita, de cima para baixo: Daniel, Fafá de Belém, Agnaldo Rayol, Joanna, Renato Teixeira, Elba Ramalho, Chitãozinho & Xororó, Alcione, Michel Teló, Paula Fernandes, Pe. Fábio de Melo e Preta Gil.(Fotos: Divulgação)

ESTRUTURA

O administrador ecônomo do Santuário, padre Daniel Antonio, explicou aos jornalistas a respeito de toda a estrutura já planejada e em desenvolvimento para as comemorações jubilares e destacou, como um dos itens principais, a inauguração da magnífica cúpula central, localizada acima do altar principal do Santuário, sendo utilizados mais de dois mil metros quadrados de revestimento.

A cúpula tem inauguração agendada para o dia 11, data também da coroação de Nossa Senhora com a coroa jubilar, a qual conterá terra de todos os estados brasileiros.

APARECIDA: SANTUÁRIO ANUNCIA PROGRAMAÇÃO DO ANO JUBILARPadre Daniel Antonio Silva, Administrador Ecônomo (Foto: Marcos Ivan, Canal39)

A finalização do Caminho do Rosário também é outro item planejado e com foco na proposta de oferecer mais conforto aos romeiros, com possibilidade de terem um tempo de meditação durante sua caminhada, que começa no Hotel Rainha do Brasil, segue pela margem do Rio Paraíba e próximo à via férrea, até o Porto Itaguaçu, num ambiente de pleno contato com a Natureza. Neste trajeto, diversas imagens reportam aos mistérios do Rosário. Além disso, segundo padre Daniel, há mais segurança, em se considerando o risco de travessia pela BR-488, rodovia que dá acesso ao Santuário Nacional.

O Santuário dispõe de equipe altamente treinada para o melhor acolhimento dos romeiros, tem seu próprio corpo de segurança e serviço de inteligência e soma ações com as instituições Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil.

TECNOLOGIA

Padre Daniel anunciou o lançamento do aplicativo Santuário Play, o qual utiliza a chamada “realidade aumentada”, recurso que, a partir de uma “imagem gatilho”, faz desdobramento de sons e imagens capazes de promover a acolhida aos romeiros. “Basta apontar o aparelho celular para uma dessas imagens iniciais e o aplicativo aciona sons e imagens de algum religioso explicando a respeito do local visitado pelo romeiro”, explicou, salientando não haver o descarte de funcionários capacitados para essa ação de acolhimento. Inicialmente já estão previstos dez pontos para a instalação das “imagens gatilho”.

       APARECIDA: SANTUÁRIO ANUNCIA PROGRAMAÇÃO DO ANO JUBILAR

 

Texto e fotos: Marcos Ivan, Canal39 

 

 

 

 

 

Olá, deixe seu comentário para APARECIDA: SANTUÁRIO ANUNCIA PROGRAMAÇÃO DO ANO JUBILAR

Enviando Comentário Fechar :/